Sunday, September 10, 2006

Recolocação da Fonte da Latada

A fonte da Latada foi montada e recolocada do outro lado da estrada mas agora sem os tanques. Fica a questão: para onde foram as suas pedras? A resposta surge quando passamos pelo Barreiro e lá as encontramos aplicadas nos novos tanques.
O problema que se coloca é que as entendidades responsáveis trataram de DESFIGURAR TOTALMENTE a génese do património de Pendilhe. Alteraram e reconfiguraram bens que são de todos nós. De toda a população desta aldeia sem a consulta dos que dela fazem parte. Sem um parecer histórico. Desprovido de qualquer respeito pelos antepassados e consideração pelo chão que nos deu de comer.

Na reconstrução do fontanário pôde-se observar uma pedra que foi partida, consequência do desprezo e desvalorização dado às suas pedras aquando do seu abandono à beira da estrada, referenciado há algum tempo aqui neste blog.
O fontanário está colocado num lugar que NADA tem a ver com a sua história passando despercebido a quem desce a estrada e vem de cima em resultado de uma esquina acentuada feita pelo muro do terreno que lhe está por trás.
Uma pergunta que fica no ar: Qual o destino da água que sai da fonte da Latada?



Fractura perpendicular à pedra provocada pelo mau acondicionamento desta de das outras a quando da sua permanência à beira da estrada


Fonte da latada no dia 15 de Agosto


Exprime a tua opinião! Clica no ícone Vote on Selected Topics em baixo



Estrada nacional já tem passadeiras

Pois bem, é verdade que a estrada nacional finalmente já tem passadeiras que tanta falta faziam juntamente com umas bandas sonoras ineficazes. Seria intenção diminuirem a velocidade dos carros que aqui passam? Pois bem, enganaram-se. ...Estas promovem o aumento da velocidade provocando um ruído perturbador.
Note-se igualmente a ausência de sinais verticais a assinalar a existência de passadeiras o que não lhes confere qualquer legalidade ao abrigo do código da estrada...




Sunday, July 09, 2006

Fonte do Barreiro



A completa desfiguração da imagem presente na recordação de todos nós do que era a Fonte do Barreiro


Um dos poucos redutos da verdadeira e antiga calçada, típica da aldeia e que serviu de caminho a muitos carros de bois carregados, agora reduzida a terra batida e a um pouco de gravilha como se pode observar em baixo

Remoção do material do estaleiro da Z'ervilha

Há algum tempo foi anunciado neste blog pela primeira vez o impiedoso saque que estavam a fazer às pedras bem-feitas, cujo estaleiro de armazenamento das mesmas se situava na Z'Ervilha, no cruzamento com a estrada nova que vai para Algodres.
Pois ora bem, a notícia deve ter provocado algum impacto e o certo é que esse esraleiro já foi removido como se pode observar nas figuras abaixo em comparação com o post "Nova mutilação no legado da nossa Terra" de Abril. No entanto surgiu um novo no lugar da Lameira Travessa tal como já referi.

Visto junto da entrada

Visto de cima

Descubra as diferenças














Antes
























Depois

Tuesday, July 04, 2006

Novo foco de prospecção de lajes

Existe em Pendilhe um novo foco de prospecção das chamadas pedras bem-feitas, foco esse que se situa no seguimento do caminho que vai para a quinta das Damião passando pela Lameira Travessa quem vem da estrada nova de alcatrão. Está acessível a qualquer um, visto que o caminho para lá chegar se encontra em bom estado.
Observem com os próprios olhos a rapidez com que a nossa riqueza natural é usurpada sem quaisquer escrúpulos. Nunca mais a serra irá assistir ao afloramento deste tipo de rocha tão singular com caractéristicas geológicas mt próprias.

Placa que indica o caminho por onde deve seguir para observar este fenómeno desolador


Estaleiro
Observação das pedras levantadas

Destruição dos muros que vedavam os lotes por parte das empresa exploradora para aproveitamento das lajes que os constituiam


Serão estas as próximas vítimas?

Não! Por favor salvaguardem-nas...

As novas reconfigurações

Atente-se no pormenor da mesa para se fazer um pic-nic ou quem sabe para simplesmente o idoso jogar às cartas enquento toma conta do seu neto que se entretém no parque infantil. Este reveste-se de extremo significado numa aldeia em vias de se tornar uma cidade cosmopolita em que as crianças aí residentes, em alternativa à ausência de entertenimento fora de casa, optam por passar as suas tardes a gozar deste espaço, sobrelotando-o por vezes, tal como se pode verificar na imagem. Para além do mais, caso se precipitem demasiado no escorrega e caiam, contam no chão com um revestimento suave de terra.

...Ou ainda o pormenor desta rampa construída a pensar provavelmente nas pessoas que apenas se podem deslocar em cadeiras de rodas. Note-se que o acompanhante não tem qualquer hipótese de segurar a cadeira em virtude da elevada amplitude de inclinação. Caso o doente se transporte sozinho no seu percurso parará no adro da igreja.

Para os mais ousados aqui fica a sugestão do seu aproveitamento para uma pista de skate, patins em linha ou quem sabe BMX tal como já referi noutro post...

Com tais novos rumos de projectos efémeros na conquista um desenvolvimento que para além de irreal se chamará SURREAL, só nos resta acrescentar que quem sabe, no futuro, Pendilhe não se torne convidativo à prática de desportos radicais adquirindo mesmo renome internacional...

Compre o seu skate


O pseudo-auditório. A idealização não concretizada de um Théatron grego. Fica nos sonhos imaginativos de cada um de nós a esperança de um dia ver concertos de música clássica neste espaço, espectáculos de magia, representações teatrais, animações circences, todas as noites no verão...

Não fosse a tua sombra e tu tb irias para outra banda...
Fonte da Latada - HABITUE-SE A BEBER DO REPUXO
Depois da oração, conviva com os seus amigos e porque não sentado?
perante tantos eventos que esta aldeia tem, consulte o cartaz cultural:
dia 10 de Julho - cegada da Ti'Maria
dia 11 de Julho - cegada do Ti'João
dia 15 de Julho - malhada do Ti'Manel
dia 16 de Julho - continuação da malhada
dia 17 de Julho - corte do feno na Orca
dia 19 de Julho - acartar o feno da orca para o palheiro
dia 20 de Julho - regar o milho na Cachadinha
dia 21 de Julho - arranque das batatas na Corga
...
Todos os interessados em participar neste eventos culturais, deverão dirigir-se e fazer a sua inscrição nos locais assinalados para o efeito.


Espreite e veja a diferença da qualidade arquitectónica

Seja bem vindo a Pendilhe, circule pela passadeira vermelha
Deixe a sua bicicleta aqui amarrada e beba nas fontes da Latada!

Será para bicicletas ou para prender os animais enquanto as pessoas bebem?

Recolocação do cruzeiro da Restauração da Independência num novo local
Pormenor dos novos recipientes do lixo

Tuesday, June 13, 2006

Onde param os sentimentos?


Foi com grande desagrado, que ao passar à porta do cemitério , vi o que a imagem evidencia depositado em plena via pública. Não discuto a propriedade de tais símbolos.
Porém, quem passa fica chocado e desolado ao ver o desrespeito por parte das entidades responsáveis que procederam ao depósito