Uma terra, um cantinho no coração de todos nós, cheio de tradições e alegria. Um pouco de cada um de nós que somos de lá ou temos lá alguém. Trata-se de Pendilhe, a nossa raiz. Um pouco de nós.
Não é apenas mais uma aldeia do nosso Portugal. Trata-se de uma aldeia única. Um ponto no mapa que se realça de significado perante quem já passou por lá.
Cada pedra tem uma história para contar. Cada pedra encerra um segredo, uma relação de intimidade sempre presente...
Friday, March 03, 2006
As fontes que ainda restam
As fontes que os nossos avós nos deixaram e que ainda restam...
Junta de Vacas com uma carrada de milho do Rinhadoiro
Fonte dos Pedroucos mais conhecida por fonte do Martinho
Não esqueça da Fonte da Tesa, Fonte da Presa, Fonte da Urgueira, Fonte da Preguiça, Fonte da Onega e a Fonte do Barreiro, que apesar de ter mudado de lugar, ainda existe). Tudo indica que a Fonte da Latada vai ser remontada no seu local de origem, ou seja, junto ao muro da Eira do Alcides. A Fonte do Posadoiros, se não estou em erro está aterrada. Como pode ver existem ainda muitas Fontes em Pendilhe, o maior problema e saber se todas possuem a sua água própria para consumo, pois com o crescimento Urbano e a utilização de fossas, algumas delas estão contaminadas. Um abraço.
2 comments:
Que saudades!
Parabéns pela iniciativa.
Um abraço,
Pe. JOsé Alfredo Patrício
Não esqueça da Fonte da Tesa, Fonte da Presa, Fonte da Urgueira, Fonte da Preguiça, Fonte da Onega e a Fonte do Barreiro, que apesar de ter mudado de lugar, ainda existe).
Tudo indica que a Fonte da Latada vai ser remontada no seu local de origem, ou seja, junto ao muro da Eira do Alcides.
A Fonte do Posadoiros, se não estou em erro está aterrada.
Como pode ver existem ainda muitas Fontes em Pendilhe, o maior problema e saber se todas possuem a sua água própria para consumo, pois com o crescimento Urbano e a utilização de fossas, algumas delas estão contaminadas.
Um abraço.
Post a Comment